Psycomania Life Coaching

Pare de Esperar pelo Momento Certo

Passamos a maior parte vida esperando. Esperamos que as coisas mudem. Que pessoas mudem. Que a vida mude. Que a gente mesmo mude. A gente espera, espera, espera e essa espera nunca tem fim. Quando a gente acredita que algo ou alguém vai “acontecer” na nossa vida e nos deixar mais felizes, completos ou satisfeitos, estamos simplesmente abrindo mão da nossa responsabilidade pela vida e deixando ao acaso o nosso destino. Muitas vezes justificamos nosso infortúnio chamando de “carma”, de “isso só acontece comigo” ou então “de nunca que isso vai acontecer ou jamais será como eu desejo”.


Eu posso te afirmar, que por pior castigo que seja, se você é destes que espera magicamente tudo mudar, realmente, é bem difícil que o que você deseja, aconteça. O momento certo não existe, porque o único momento que temos é o agora. É isso que existe. Não existe momento certo para trocar de emprego, para passar mais tempo com a família, para escrever um livro, para começar um projeto pessoal, para mudar um comportamento ruim ou para começar um relacionamento novo, porque todo momento é o momento certo. Quando você começa, já é o momento certo.


A gente vive de desculpas. É isso que a gente faz. “Estou cansado, estou com medo, não tenho tempo, preciso de mais dinheiro, eu não sou capaz, agora não é o momento certo, eu não estou pronto, amanhã eu faço, estou muito gordo, estou muito magro, não estudei o suficiente, não me preparei, eu não tenho dinheiro para isso ainda”. Parecem lógicas todas essas afirmações né? E são mesmo. Desculpas são lógicas, porém são um ciclo vicioso. A gente tende a se manter na zona de conforto, mesmo que sofrendo, porque já conhecemos seu resultado. A nossa mente encara isso como “seguro”, porque mesmo infelizes, estamos sobrevivendo. Quanto mais você encher sua cabeça de desculpas, mais tempo vai passar. Daqui um ano, você terá novas desculpas, porque é assim que funcionamos.


Aí eu te pergunto, como você sabe quanto tempo vai viver? Como você pode ter certeza de que amanhã você vai estar vivo para fazer todas essas coisas que deseja? Quem disse que terá saúde, inteligência e até mesmo vida daqui a um segundo?
Sabe qual é o grande segredo para finalmente parar de esperar? Apenas começar. Apenas comece. Quantas escolas novas você já encarou? E empregos novos? Relacionamentos novos? Amigos novos? Problemas novos? Alegrias novas? E se você está lendo isso, é porque sobreviveu a tudo isso para contar. Apenas dê o primeiro passo. Tire da mente sua ideia, coloque no papel. Depois tire do papel e realize apenas um item do que você se propôs. Apenas um. Comece a girar a roda da vida, porque parada você nunca vai apreciar novas paisagens, novos sentimentos, novas atitudes.


Sabe aquela frase clichê pra caramba, mas que sempre ouvimos e que faz muito sentido: eu não me arrependo do que fiz e sim do que deixei de fazer? Pois então, isso é uma realidade. Porque se não começamos, não fazemos, não nos arriscamos, nunca saberemos a verdade. Será que teria dado certo? Como seria minha vida hoje se eu tivesse tomado tal atitude? E o desespero de não poder voltar no tempo e fazer o que queria ter feito? A gente nunca volta no tempo. Vivemos projetando o amanhã, mas ele também não existe. Então porque somos tão corajosos em esperar o tempo passar dessa maneira?


Se temos essa coragem toda para ficar esperando, vamos transformá-la em atitudes no agora? Pare de ouvir a opinião dos outros, pare de se boicotar, pare de deixar de acreditar em si mesmo, pare de achar que não pode errar ou que tem que ser tudo perfeito. Perfeição não existe. Existem pessoas que batalham para ser e ter aquilo que sonham e desejam. Que erram e aprendem. Que se auto motivam e se auto elogiam. Pessoas que arriscam, que querem aproveitar cada segundo de vida que possuem. Existem pessoas que choram e que riem. E todas elas estão aí, encarando a difícil tarefa de viver num mundo competitivo, critico, pouco acolhedor e que sonha cada vez menos.


Não deixe essas dificuldades atrapalharem seu caminho. Tudo que vemos hoje foi o sonho de alguém um dia, já parou para pensar nisso? Alguém quis criar um notebook, um celular, um computador. E essas pessoas saíram de suas zonas de conforto, acreditaram em si mesmas e fizeram aquilo que queriam. Hoje você é prova viva que funcionou, porque está lendo essa mensagem através de um desses aparelhos. E isso é o sonho realizado de alguém, bem em frente aos seus olhos.


Aproveite sua oportunidade de estar vivo. Mexa-se. Acorde desse sono profundo de conformismo e pouca fé em si mesmo e vá atrás dos seus sonhos. Você já esperou demais e se não parar de esperar agora, vai continuar esperando para sempre. Coloque a pontinha do seu pé para frente e caminhe. Você já superou tantos obstáculos, porque não superar mais um monte deles? Desafie-se. Comece. É apenas o que te peço. O que eu posso garantir é que o tempo está passando e se você não conseguir enxergar que só existe o agora, você pode vir a se arrepender muito depois.


O meu programa de coaching te ajuda a tirar seus projetos da cabeça, a planejar, traçar metas, executar, te coloca em movimento, trabalha suas crenças pessoais que te limitam, te motiva, te da estrutura e coragem para trilhar todo e qualquer caminho que você desejar. O que você acha de parar de esperar o momento certo para se tornar quem você sempre quis? Agora é a hora. A vida é agora!

Por Priscila Marchi | 11/08/2017